top of page
  • Foto do escritorLeonardo M. Pauletti

Serie A: Quando Ocorre e como Funciona essa Rodada de Investimentos

Quer saber tudo sobre investimentos serie A? Investimentos são a alma do negócio em qualquer startup atraente para o mercado, focada em inovação e tecnologia.


Curiosamente, para aquelas pessoas que acompanham o mercado de investimentos, sobretudo as startups, investimentos “serie A”, “serie B” e “anjo” já devem ser termos bastante comuns.


No entanto, você sabe o que realmente significa a Serie A Investimentos, na prática?


Antes de qualquer coisa é preciso saber o que é uma rodada de investimentos. É justamente a partir desse conceito que conseguimos compreender a lógica da serie A.


Investimentos são, na prática, um apoio financeiro e conceitual para uma empresa que está iniciando a sua jornada.


Por conta disso, é fundamental que eles sejam um alvo para o seu plano de negócios ser colocado em prática.


Dessa maneira, são fundamentais para que você possa desenvolver o que tem em mente para a sua ideia alcançar o mundo.


Vamos?



O que é uma rodada serie A?


serie a investimento

Uma rodada Series A, também denominada rodada série A investimento, são investimentos aplicados quando a startup já possui um modelo de negócio avançado em relação às rodadas iniciais.


Assim, ela visa levantar recursos financeiros para que um modelo de negócios mais desenvolvido e que possibilite ampliar a carteira de clientes e capacidade de geração de receitas, como já mencionamos no artigo Rodadas de Investimento para Startups.


No entanto, até chegar na série A de investimento, existem outras etapas de antecedem e outras seguintes, como:

Enquanto os três primeiros tipos de investimentos são aqueles que compõem a estrutura financeira para validação da ideia e do MVP de uma startup, viabilizando um negócio e tirando uma ideia do papel, o investimento de serie A tem uma estrutura mais complexa.


Ele é viabilizado quando a empresa já tem uma oferta e já possui clientes e geração de caixa.


Esse modelo de investimento serie A visa, então, criar uma oferta de produto e de serviço, sendo uma maneira de escalar o alcance e conquistar mais receitas e clientes.


Dessa maneira, é importante que a empresa busque pelo serie A em caráter de investimento quando já tem dados que possam comprovar seu sucesso.


Se buscado precocemente, podemos apenas “queimar” uma boa rodada de investimentos.



O SEBRAE alerta


De acordo com dados do Sebrae, pelo menos 25% das startups morrem em menos ou em exatamente um ano no Brasil.


Já 50% morrem em um tempo menor ou igual ao de quatro anos e, por fim, 75% morrem em um tempo menor ou igual ao de treze anos.


Por conta desses dados, é essencial otimizar a serie A.


Investimentos devem ser devidamente programados em sua empresa. Isso porque viabilizam que ela não só cresça, mas permaneça ativa no mercado durante um tempo maior, vencendo estatísticas.



A rodada de investimento serie A é um tipo de financiamento para a empresa?


investimento serie a

Quando a empresa chega à rodada de investimento serie A, é necessário compreender que o risco de prejuízo passa a ser assumido de forma exclusiva pelo investidor.


Isso, portanto, não pode ser caracterizado como um financiamento porque, nessa configuração, quem assume o risco é o tomador de empréstimo.


Dessa forma, quando há uma rodada de investimentos serie A em curso, o que geralmente ocorre é uma negociação em relação à participação acionária que o investidor passará a ter sobre a empresa.


Já quando acontece um empréstimo, o que ocorre é a contração de uma dívida por parte de quem empresta.


Além disso, é preciso compreender essa rodada de investimentos em relação ao aporte de recursos financeiros para a empresa.


Na rodada de investimento serie A o investidor faz um aporte de recursos para a empresa se isso for do seu interesse.


Por outro lado, em um financiamento, o aporte de recursos é efetivado apenas quando a empresa atende todas as garantias e nomeia seus avalistas, sendo, portanto, um recurso diferente de uma rodada de serie A.



Quando buscar uma rodada serie A? Investimentos que fazem a diferença para sua startup


investimento series a


Quando se trata do mercado de investimentos, é importante sempre buscar compreender qual o timing correto para a busca de um investidor.


Em uma serie A, investimentos são buscados para fazer com que uma empresa, que já tem uma base de clientes, amplie seu mercado.


Dessa forma, quando se trata de uma rodada de investimentos de serie A, é preciso entender que devemos ter já bem fundamentados:

  • Um plano de negócios consolidado;

  • Valuation da empresa dimensionado;

  • Estudos sobre base de clientes;

  • Capacidade de execução do roadmap do produto;

  • Grau avançado de product market fit;

  • Demonstrativos financeiros bem consolidados;

  • Prospecção de novas etapas para o negócio;

A partir desses critérios e estudos iniciais é possível ter um maior poder junto ao seu investidor em potencial, sobretudo porque os resultados do seu negócio já estarão colocados à mesa.


Nessa etapa, os valores ofertados costumam tangenciar a casa dos milhões de reais, indo de 2 a 20, em média.


No entanto, é preciso ter atenção e um modelo de negócios que possa ser escalável. Sobretudo porque a sua empresa será questionada sobre o plano de negócios de longo prazo que foi arquitetado.


Além disso, é importante ter sempre na ponta da língua a fundamentação sobre como o dinheiro investido será utilizado para que esse plano de negócios de longo prazo possa se sustentar.


Por fim, outro ponto que não pode ficar de fora da sua proposta – e talvez o mais importante desses pontos –, é a mensuração de como a empresa poderá atingir o novo mercado que se desenha para ela a partir desse novo investimento.


Assim, um plano bem fundamentado é tudo o que o seu investidor realmente precisa para que possa fazer parte desses resultados futuros tão esperados.



Por onde começar a buscar investidores?


O mercado de investimentos é vasto. A todo momento empresas buscam por novas ideias e novas formas de investir recursos financeiros.


No entanto, saber por onde começar é sempre fundamental:

  • Divulgar a sua empresa estrategicamente;

  • Participar de eventos voltados para investidores;

  • Buscar por rodadas de investimentos conquistadas por outras startups;

  • Manter um plano de negócios bem estruturado, atualizado e bem documentado;

  • Traçar um plano de crescimento para a sua empresa, de longo prazo.

Agora que você sabe tudo sobre a serie A e investimentos, que tal conhecer mais sobre o universo das startups?


Você encontra tudo que precisa saber na Equity Rio!



116 visualizações
bottom of page