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Foto do escritorLeonardo M. Pauletti

Posicionamento de Mercado: O que Você Precisa Descobrir

Está com dificuldades para se destacar em um mercado cheio de concorrentes ou para fidelizar clientes? Em casos como esses, certamente está na hora de revisar o seu posicionamento de mercado.


Ter um posicionamento de mercado eficaz é essencial para o sucesso de qualquer empresa no mundo competitivo de hoje. Não basta ter um ótimo produto ou serviço, já que você também precisa ser capaz de comunicar efetivamente sua proposta de valor ao seu público-alvo.


Assim, que tal colocar essa ideia em sua lista de prioridades? A seguir, você irá aprender tudo o que precisa saber sobre o que é posicionamento de mercado, a sua importância e como implementar essa ideia em sua empresa.


O que é um posicionamento de mercado?


posicionamento de mercado

Um posicionamento de mercado se refere à forma como um negócio se posiciona em seu segmento em relação aos seus concorrentes.


Trata-se de algo que envolve decidir sobre a proposta de valor que a empresa oferece aos seus clientes e, em seguida, comunicá-la ao seu público-alvo por meio de esforços de marketing e branding.


O objetivo de um posicionamento de mercado é fortalecer a imagem da empresa na mente dos consumidores e diferenciá-la dos concorrentes. Ou seja, é um elemento estratégico muito importante capaz de ajudar as empresas a atrair e reter clientes.


Essa é uma das peças fundamentais para que uma startup permaneça relevante em seu segmento e conquiste a preferência do público-alvo. Sem isso, ela arrisca perder espaço no mercado e ter cada vez mais dificuldades para se comunicar.


Diferenças entre posicionamento de mercado e proposta de valor


Apesar de serem conceitos diferentes, posicionamento de mercado e proposta de valor costumam aparecer juntos quando esses assuntos são discutidos, o que pode levar a confusões para distingui-los.


Como você viu até aqui, o posicionamento de mercado é o processo de posicionar um negócio no mercado de uma maneira que o diferencia de seus concorrentes.


Por outro lado, a proposta de valor é uma declaração que descreve os benefícios e o valor exclusivos que uma empresa oferece aos seus clientes.


Ou seja, enquanto o posicionamento de mercado é o processo geral de posicionar um negócio no segmento, a proposta de valor é um elemento específico pertencente a esse processo.


Por que é importante ter um posicionamento de mercado?


posicionamento de mercado de uma empresa

Um posicionamento de mercado eficaz é essencial para o sucesso de uma empresa em um segmento competitivo.


Ao se posicionar de uma maneira que atenda às necessidades e preferências de seu público-alvo, a organização pode aproveitar uma série de benefícios capazes de impulsionar os seus resultados.


Quer saber mais sobre isso? Veja abaixo os principais pontos que revelam a importância de ter um posicionamento de mercado.


Atração e retenção de clientes


Um posicionamento de mercado pode ajudar a empresa a atrair e reter clientes, oferecendo uma proposta de valor que atenda às necessidades e preferências dele.


Ao se posicionar de uma maneira que gera identificação com o público-alvo, a organização conseguirá se diferenciar de seus concorrentes e se tornar mais relevante na mente dos consumidores.


Aumento do conhecimento da marca


Um bom posicionamento de mercado também pode servir para aumentar o reconhecimento da marca. Isso pode ajudar a startup a criar uma identidade memorável e significativa para os consumidores, além de aumentar as chances de ser escolhida em vez de seus concorrentes.


Ser reconhecida não é apenas uma questão de gastar cada vez mais com marketing e publicidade. Em vez disso, é possível se apoiar em um posicionamento de mercado que seja capaz de impulsionar esses esforços para você.


Incentivo à fidelização de clientes


Ao ter um posicionamento de mercado eficaz, a empresa pode construir uma base de clientes fiéis com maior probabilidade de recomendá-la a parentes e amigos.


Isso pode ajudar no crescimento da empresa (veja nosso artigo sobre o que são aceleradoras de startups? Descubra tudo) a longo prazo, pois clientes fidelizados têm maior probabilidade de continuar comprando e também podem trazer mais público a partir de recomendações.


Diferencial competitivo


O posicionamento de mercado também ajuda a empresa a se diferenciar de seus concorrentes, oferecendo uma proposta de valor única que atenda às necessidades e preferências de seu público-alvo.


Dessa forma, é possível se destacar no mercado e se tornar uma opção mais atraente para os consumidores.


Por exemplo, se uma empresa oferece um produto mais rápido, mais barato ou mais conveniente que seus concorrentes, pode usar isso como sua proposta de valor para se diferenciar da concorrência e atrair mais clientes.


Aumento da lucratividade


Ao atrair e reter clientes por meio de um posicionamento de mercado de qualidade, uma empresa pode aumentar sua lucratividade a longo prazo.


Por exemplo, se uma empresa puder atrair um grande número de clientes fiéis por meio do posicionamento eficaz do mercado, poderá aumentar suas vendas e lucros e expandir suas operações.


Posicionamento de mercado: exemplos



Empresas tradicionais e tipos de startups famosas têm parte do seu sucesso graças a um posicionamento de mercado eficaz.


Isso significa que conseguem oferecer uma proposta de valor única que atende às necessidades de seu público-alvo com excelência.


Quer conhecer alguns exemplos?


A seguir, veja o posicionamento de mercado de algumas empresas conhecidas.


Airbnb


O Airbnb se posiciona no mercado como uma alternativa mais acessível e única aos hotéis e opções mais tradicionais de hospedagem.


A proposta de valor da empresa é a presença em locais únicos, geralmente a um preço mais baixo do que um hotel.


Dessa forma, a empresa comunica o seu posicionamento de mercado por meio de seus esforços de marketing, tendo como foco principal a ideia de pertencimento, autenticidade e o quão únicas são as suas acomodações.


Nike


A Nike se posiciona como líder no mercado de artigos esportivos, oferecendo produtos de alta qualidade projetados para desempenho e estilo.


A proposta de valor da Nike é a capacidade de oferecer produtos inovadores que também estão na moda. Esse posicionamento é comunicado por meio de sua comunicação, especialmente em seu slogan simples, mas eficaz: "Just do it."


Uber


A Uber iniciou como uma startup e se posicionou como uma alternativa mais conveniente e acessível aos serviços de táxi tradicionais.


O seu posicionamento de mercado tem como proposta de valor a capacidade de reservar e pagar pelos passeios através de um aplicativo para smartphone e rastrear a localização do carro em tempo real.


Tendo isso como ponto de partida, a Uber comunica essa proposta de valor por meio de seus canais de marketing, tendo como foco a conveniência e confiabilidade de seu serviço.


Apple


A Apple tem um posicionamento de mercado no segmento de tecnologia focado em ser uma liderança, oferecendo produtos inovadores e de alta qualidade projetados para simplificar e facilitar o uso.


A proposta de valor da Apple é a capacidade de oferecer produtos fáceis de usar e intuitivos, mas que também são elegantes e elegantes.


Zoom


O Zoom é uma startup que se posiciona como uma alternativa mais conveniente e flexível às ferramentas tradicionais de videoconferência.


A proposta de valor da empresa é a capacidade de oferecer videoconferências de alta qualidade que podem ser acessadas de qualquer dispositivo, bastando ter uma conexão com a internet.


Slack


O Slack tem como posicionamento de mercado ser uma alternativa mais eficiente e eficaz às ferramentas tradicionais de comunicação corporativa, como e-mail e mensagens de texto.


Dessa forma, sua proposta de valor exclusiva é a capacidade de oferecer uma plataforma centralizada para comunicação e colaboração da equipe.


Como definir e criar um posicionamento de mercado?


como criar posicionamento de mercado

A manutenção de um posicionamento de mercado é um processo contínuo que requer monitoramento e ajuste constantes para permanecer eficaz. Para ter sucesso no mercado, é importante que uma empresa faça revisões frequentes nesse aspecto dos negócios para que ele seja sempre relevante.


A seguir, conheça os passos fundamentais para definir e criar um posicionamento de mercado.


Defina o seu segmento em foco


Focar em um segmento de mercado significa dividi-lo em grupos menores com base em características específicas. Isso pode ajudar o seu negócio a adaptar sua proposta de valor mais especificamente para esses segmentos e aumentar as chances de gerar identificação com o público deles.


Por exemplo, uma empresa que vende artigos esportivos pode segmentar o mercado com base no tipo de esporte, como futebol, corrida ou ciclismo. Ao segmentar o mercado dessa maneira, será possível criar uma proposta de valor e uma abordagem de marketing adaptadas especificamente a esse segmento e aumentar as chances de atrair e reter clientes.


Identifique o seu público-alvo


Para identificar o seu público-alvo, é preciso compreender as características, necessidades e preferências do grupo de consumidores que a sua empresa deseja alcançar.


Assim, isso pode envolver a realização de pesquisas de mercado para coletar dados sobre o segmento, como dados demográficos, hábitos de compra e preferências.


O seu público-alvo pode ser definido com base em uma variedade de características, como idade, sexo, nível de renda, localização geográfica e mais.


Entenda a concorrência


Para entender a sua concorrência, é preciso pesquisar outras empresas que buscam atingir o mesmo grupo de consumidores que você, além de analisar o posicionamento de mercado delas.


Isso pode ajudar a sua organização a identificar possíveis lacunas no mercado que possa preencher com sua proposta de valor.


Além disso, também pode ajudar a entender como seus concorrentes estão se posicionando no mercado e o que eles estão oferecendo aos clientes.


Estabeleça uma identidade de marca


A identidade de marca é a representação visual e emocional dos negócios, incluindo elementos como o logo, esquema de cores, fonte e tom de voz.


Estabelecer uma identidade de marca pode ajudar a empresa a comunicar sua proposta de valor e posicionamento de mercado ao público, além de criar uma impressão duradoura nas mentes dos consumidores.


Determine uma proposta de valor


A proposta de valor da sua empresa é o valor que ela oferece aos seus clientes que a diferencia de seus concorrentes.


Ou seja, é o foco principal do posicionamento de mercado dela e deve se basear nas necessidades e preferências do público-alvo.


Para determinar a proposta de valor da organização, é preciso entender o que o público-alvo deseja e precisa e, em seguida, determinar como ela pode atender a essas necessidades de uma maneira superior aos seus concorrentes.


Comunique sua proposta de valor


Uma vez determinada a proposta de valor, a sua empresa precisa comunicá-la ao público-alvo por meio de seus esforços de marketing e branding.


Isso pode envolver uma variedade de atividades, como publicidade, marketing de redes sociais, marketing de conteúdo, assessoria de imprensa e muito mais.


Ou seja, o objetivo desses esforços é divulgar a proposta de valor da empresa diante do público-alvo e posicionar a marca nas mentes dos consumidores como a melhor opção para atender às suas necessidades.


Crie um relacionamento com seus consumidores


A construção de relacionamentos fortes com os clientes é um aspecto importante do posicionamento de mercado.


Isso é algo que pode envolver um excelente atendimento ao cliente, interações positivas com o público nas redes sociais e em outros canais, além de reunir feedbacks e aproveitá-los para implementar melhorias.


Assim, ao construir relacionamentos com os clientes, a empresa pode fidelizar seu público, além de aumentar as chances de ganhar recomendações e diminuir a probabilidade de perder espaço para concorrentes.


Monitore suas métricas de desempenho


Para garantir que o seu posicionamento de mercado seja eficaz, é importante avaliar e medir regularmente a eficácia dele.


Ou seja, é preciso acompanhar métricas relevantes, como vendas, taxas de aquisição e retenção de clientes e reconhecimento da marca.


Ao analisar regularmente essas métricas, a empresa pode determinar se seu posicionamento de mercado está conseguindo se comunicar com o público-alvo dela. Assim, será possível permanecer relevante e competitivo no segmento escolhido.


Faça ajustes quando necessário


O posicionamento de mercado é um processo contínuo, e a sua empresa precisa monitorar e ajustá-lo continuamente com base nas mudanças do segmento e nas necessidades de seu público-alvo.


Isso pode envolver fazer alterações na proposta de valor nos esforços de marketing e comunicação, também. É importante revisar e avaliar regularmente a eficácia do posicionamento de mercado da empresa e fazer as alterações necessárias para mantê-lo relevante e eficaz.


Ao priorizar um posicionamento de mercado que atenda às necessidades e preferências do seu público-alvo e diferencia seu negócio dos concorrentes, você conseguirá atrair e reter clientes, aumentar o reconhecimento da marca, fidelizar seu público e, por fim, aumentar a sua lucratividade.


Aproveite as informações que trouxemos acima para dedicar os esforços adequados para essa parte tão importante da sua organização.


Continue aprendendo sobre como manter a sua empresa no caminho para os seus objetivos. Confira aqui no blog o que é investimento anjo e qual é o momento de buscar um para a sua startup.


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