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  • Foto do escritorLeonardo M. Pauletti

Fases de uma startup: quais são e suas diferenças

Atualizado: 13 de dez. de 2022

Quando se fala a respeito do desenvolvimento de uma empresa é muito mais útil visualizá-la ao considerar estágios com distinções específicas. Ou seja, esse é um trabalho que envolve se familiarizar com as diferentes fases de uma startup.


Uma startup tem características que a diferem das empresas tradicionais, o que inclui um ritmo de crescimento acelerado com foco em objetivos distintos em cada momento.


Falamos sobre isso no artigo sobre como criar uma startup. Então, o empreendedor interessado em imergir nesse universo, ou que já criou e abriu sua startup, deve entender cada uma de suas fases.


A seguir, destacamos quais são as diferentes fases de uma startup e as características mais importantes de cada uma delas. Confira!


Pré-seed


fase de ideação startup

Também chamada de fase de ideação, o pré-seed é o estágio de análise de mercado e da proposta da sua startup.


Esse momento é crucial para a detecção do problema que a sua startup deseja resolver. O desafio que resolve para a indústria será fundamental para determinar o sucesso ou falha da solução proposta por ela.


No entanto, não basta notar essa necessidade. Além disso, é preciso avaliar os custos dessa oportunidade, assim como considerar outras alternativas e concorrentes.


O estágio pré-seed é o momento em que o empreendedor deve fazer perguntas como:


  • Minha solução é semelhante a uma já existente?

  • Essa solução pode afetar outros pontos problemáticos do mercado?

  • A solução é uma resposta real para o problema que está sendo resolvido?


Seed


seed validação startup

O seed é a segunda das fases de uma startup, sendo aquela principalmente definida pela validação do modelo de negócios. Ou seja, decisões importantes serão tomadas, como a metodologia seguida pela startup.


Essa fase também é conhecida como a de validação, já que busca os primeiros movimentos para concretizar a proposta da startup. Isto é, trata-se do momento em que podem ser desenvolvidos os primeiros protótipos capazes de validar as ideias iniciais da startup.


Escrevemos um artigo completo sobre O que é investimento seed e como ele funciona em uma startup? que você pode abrir e ler a seguir.


Em resumo, o estágio de seed exige a criação de uma representação do conceito da sua solução para facilitar a busca por investimento. Ou seja, o objetivo é validar a hipótese do valor inicial. Então, o seu protótipo não precisa ser funcional, nem ser um MVP (Minimum Viable Product).


Ainda no tópico relacionado a investimento, é possível obter os recursos necessários a partir de fundos de investimentos voltados para startups, incubadoras e investimento anjo.


Também é possível explorar a sua própria rede de contatos para viabilizar a sua ideia.


Operação


early stage fases de startups

Em inglês, a fase da operação também é conhecida como early stage. Ou seja, é quando ocorre o início dos testes da solução para se certificar de que ela é viável. Isso se dá a partir da elaboração de um MVP.


O Minimum Viable Product, ou produto mínimo viável, é um modelo da sua solução que não possui todas as suas funções completas, tornando os seus testes menos complexos. A partir do funcionamento dessa primeira versão, é possível coletar dados a respeito de como ela consegue atender às necessidades dos clientes


Ao perceber falhas e oportunidades de melhoria, esse também é o momento de colocá-las em prática para aprimorar o seu MVP. Consequentemente, o seu produto final também estará mais alinhado ao ideal.


Além disso, é geralmente no estágio da operação em que uma startup começa a contratar o seu time de colaboradores. Esse também é o momento em que o modelo de negócios já está definido, mesmo que parcialmente.


Por fim, o desenvolvimento de um MVP possibilita alcançar mais da atenção de investidores em potencial. Afinal, é possível ver e testar a sua solução, além de enxergar de forma nítida o valor proporcionado por ela.


Tração


fase growth tracao startup

A tração (também chamada de growth, em inglês) é uma das fases de uma startup em que a demanda de mercado se encontra com a solução oferecida pela empresa. Ou seja, o número de clientes começa a crescer e a estrutura da startup precisa acompanhar esse movimento.


Por outro lado, essa fase costuma ser a que tem a maior taxa de falhas. Afinal, o contato direto com o público final pode revelar problemas não previstos nas etapas de testes, exigindo ajustes e atualizações para conseguir atender plenamente as necessidades do mercado.


Todas essas mudanças exigirão um caixa recheado, o que exige novas rodadas de financiamento junto a investidores interessados. Trabalhar com um fundo de investimento é uma ótima solução para contar com os recursos necessários para continuar se desenvolvendo.


Expansão


fase expansao startup

Na fase de expansão, as empresas que já avançaram na execução de seu modelo de negócios avançam, consolidando seu crescimento na receita e nos funcionários.


Ou seja, passados os desafios das fases de uma startup até então, chega o momento em que a empresa começa a crescer de forma exponencial. A palavra de ordem é escalabilidade, aumentar a receita e a base de clientes ao mesmo tempo em que os gastos se tornam mais enxutos.


É também durante esse momento em que a startup estabelece e alcança objetivos mais ambiciosos. Isso pode significar, por exemplo, começar a atender clientes de outros países, aumentar a sua participação de mercado e contratar mais profissionais.


Para lidar com tais objetivos, pode ser necessário chegar a acordos com grandes empresas e obter financiamento e apoio em sua infraestrutura para expandir o modelo de negócios geograficamente e entre clientes entrincheirados.


Bônus: estratégia de saída



Essa é uma das fases de uma startup que não se aplica a todas elas, já que se refere a um objetivo específico: o de valorizar a sua empresa o suficiente para que ela seja atrativa no mercado para ser vendida.


Ou seja, trata-se de um dos objetivos finais do envolvimento de empreendedores seriais com startups. É o caso de considerar três opções comuns: venda das ações dos fundadores para outra empresa, a aquisição de outra empresa ou uma oferta pública inicial (IPO), o que significa sua entrada no mercado de valores.


Como destacamos acima, esse não é necessariamente o objetivo de todas as startups. Várias delas buscam agregar o máximo de valor e se tornarem nomes de longevidade no mercado, não considerando a possibilidade de venda.


Ao considerar as fases de uma startup, fica nítido o quanto esse tipo de empresa se desenvolve de forma diferente das demais. Ao compreender os objetivos mais importantes de cada estágio, é possível manter o seu negócio na direção certa e aproveitar as melhores oportunidades que estão disponíveis.


Aproveite esse momento para acelerar o crescimento da sua startup: Envie seu pitch deck para nós da Equity Rio e obtenha o financiamento que você precisa.


Aproveite e conheça nosso time e nossas verticais.


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