top of page
Foto do escritorBruno Pauletti

A importância da liderança para o desenvolvimento de equipes em startups

Em poucos lugares a liderança e desenvolvimento de equipes são tão importantes quanto no ritmo acelerado de startups. Seu foco em buscar, implementar e validar um negócio escalável criam um desafio, graças ao cenário de incerteza, às aspirações de crescimento além do fundador solo e às possíveis estratégias de exit.


Fundar uma startup e conseguir financiamento inicial fornecem apenas a primeira validação. A medida de sucesso real está na entrega consistente de valor. Quando a marca cria corpo, os líderes observam a mudança de uma cultura caótica para uma voltada à criação em escala.


O desafio também está na mudança de um estado experimental para a entrega consistente de resultados. A ideia do texto é contar um pouco sobre a Importância da liderança para o desenvolvimento de equipes em startups. Boa leitura!


Qual é a importância da liderança e desenvolvimento d equipes para o sucesso de uma startup?


liderança e desenvolvimento de equipes

A boa liderança ganha importância em um ambiente de startup acelerado, com cobrança por tração, engajamento da equipe, satisfação do público e gestão do fluxo de caixa. Isso faz com que os líderes precisem dobrar seus esforços.


O papel da liderança e desenvolvimento de equipes em startups


Talvez o que venha à sua mente ao pensar em “liderança” seja o carisma. Ou você pode se apegar ao intelecto ou a traços de humanidade, como compaixão e empatia. A percepção do conceito “liderança” varia de acordo com a sociedade ou a cultura.


Ainda assim, há o consenso de que a liderança pode ter um papel determinante em qualquer organização. Mesmo que seja grande, como um país. As startups não são exceções.


A liderança de um CEO tem um grande efeito sobre seu destino. A tomada de decisão sob um alto grau de incerteza faz com que os líderes tenham um desafio extra ao líder com um número infinito de incógnitas.


Sobreviver passa por receber investimentos e obter vantagem competitiva.


A influência da liderança no sucesso de uma startup


A liderança é influente em startups porque as exigências desse perfil de empresa são significativamente diferentes das convencionais. Há menos partes móveis e alcance operacional, além de uma equipe mais enxuta.


Os líderes também tendem a subestimar sua importância na construção de uma cultura resiliente e no desenvolvimento da liderança pessoal dos membros da equipe em todos os níveis. Um desafio surge porque boa parte do aprendizado dos profissionais é empírico.


Um ponto que conta é a liderança que os líderes exercem dentro de si. Para fazer a startup mudar de fase voar alto, é preciso ligar a fonte interna de energia e motivação pessoal. Com uma boa bússola de valores e uma visão clara das forças e fraquezas, essa liderança interna prepara o terreno para uma boa cultura.


Qualidades de um líder empreendedor


O líder empreendedor é o que organiza as pessoas para atingir um objetivo comum. Mas isso é feito usando comportamento empreendedor proativo, a partir da aposta em inovação e otimização de riscos para colher frutos de boas oportunidades.


Assim, o líder empreendedor assume a responsabilidade pessoal para lutar pelos benefícios de uma organização. No modelo, a liderança cultiva pessoas e equipes empreendedoras, que incentivam seu potencial criativo para a criação de valor para uma empresa.


Isso acontece a partir de práticas de liderança pensadas em desenvolver a capacidade dos profissionais de cuidar de forma autônoma do local de trabalho. Desse modo, uma das preocupações da liderança é evitar a troca da mentalidade empreendedora por uma corporativa.


Como é a liderança e desenvolvimento de equipes em startups?


liderança e desenvolvimento de equipes em startups

O foco da liderança e desenvolvimento de equipes é ter o senso intrínseco de atrair, reter e desenvolver grandes profissionais. Qualificação, aprendizado contínuo e empatia são marcas culturais que a liderança não pode abrir mão. O ideal é ter as carreiras como projetos de futuro.


A importância de desenvolver as equipes em uma startup


A liderança e desenvolvimento de equipes é um desafio para empresas ainda iniciantes. Isso porque essas marcas perdem, nos quesitos salários e carreira, para as empresas bem posicionadas no mercado. O orçamento limitado dificulta a busca por bons profissionais.


Para driblar isso, uma startup pode usar o empreendedorismo a seu favor. Isso acontece porque abrir um negócio é o sonho de muitos jovens. Uma saída possível é oferecer parte do retorno da empresa.


A ideia é útil para os dois lados. O funcionário passa a lucrar com o sucesso da empresa em, por isso, luta pelo sucesso dela, e a empresa deixa de precisar desembolsar uma fortuna por um bom profissional.


A forma para desenvolver equipes em uma startup


A primeira regra na hora de desenvolver equipes em uma startup é procurar pessoas que complementam você. Vale pensar em quem é indispensável. As habilidades comportamentais, por exemplo, contam para que uma equipe seja harmônica.


Isso faz com que os profissionais precisem ser flexíveis, independentemente da formação. Às vezes, o time precisa mudar completamente o modelo de negócios. Por isso, o ideal é praticar o desapego com a empresa.


Uma equipe muito introvertida também pode ser problemática em encontros com hipotéticos investidores-anjos. Pelo menos uma pessoa precisa ser mais expansiva e apresentar bem.


Aqui, você pode fazer uma lista de profissionais essenciais. Por exemplo, pessoas de finanças, programação, marketing e design.


As ferramentas para o desenvolvimento de equipes


Uma equipe idealmente precisa contar com propósito, papéis definidos e responsabilidade. Mas uma das ferramentas que pode fazer diferença no engajamento é a “segurança psicológica”. Esse termo surgiu no final dos anos 1990 para definir o apoio e a liberdade para que os profissionais decidam por conta e façam as próprias escolhas.


Embora o termo sugira conforto, na verdade pode levar a experiências desconfortáveis. Isso acontece porque, em uma equipe em que impera a segurança psicológica, as pessoas são mais abertas para falar sobre seus erros e aprender com eles. Há mais franqueza, comunicação direta e vulnerabilidade para pedir ajuda.


Aqui, vale olhar para a equipe como se fosse uma comunidade. Procure estimular a conexão entre as pessoas e o trabalho por uma questão em comum, para que conversem, compartilhem ideias entre si e se ajudem.


Como a liderança pode contribuir para o desenvolvimento de equipes em startups?


liderar startups

Os líderes precisam ser adeptos da análise para traduzir objetivos em resultados cotidianos.


Criando um ambiente de trabalho positivo


Com a difusão de preocupações com psicologia, os líderes passaram a ser cobrados por também gerir a saúde mental dos funcionários. Mas eles também têm seus próprios desafios emocionais.


A profissão é exigente e leva ao risco de sobrecarga. O risco de ter um líder emocionalmente exausto é a gestão de uma equipe também emocionalmente exausta. Pelo fato de precisar gerir também o estresse coletivo, os líderes correm o risco de priorizar a equipe e deixar de lado o autocuidado.


Vale a lógica da máscara do avião: primeiro coloque-a em si, e só depois cuide dos outros. É difícil dar o que não se tem. Para criar um ambiente de trabalho positivo, é preciso primeiro estar bem.


Fomentando a colaboração e a comunicação


Na liderança e desenvolvimento de equipes, o foco é estimular os profissionais para que alcancem seus objetivos. O objetivo é, principalmente, a capacidade de chegar ao resultado por meio do trabalho dos liderados.


Por isso, passa por fomentar a comunicação e gerar inspiração. Assim, parte disso passa por ter humildade de assumir quando não tem as respostas. A transparência conta nessa dinâmica.


A atitude acolhedora é uma boa alternativa para os momentos de crise, já que os profissionais podem estar passando por momentos delicados. Assim, a “liderança positiva” é, na verdade, o estilo que rejeita a imposição pelo medo. Isso faz com que a flexibilidade, a comunicação e a capacidade de reconhecer erros destaquem uma liderança.


Selecionando corretamente as pessoas


Nos primeiros dias, você vai precisar de pessoas que possam assumir várias funções e trabalhem bem sem orientação constante. Embora seja importante ter pessoas que respondem bem às responsabilidades atribuídas, é possível obter mais valor com uma equipe que também é proativa.


Pessoas autônomas identificam mais facilmente áreas que podem ser melhoradas e apresentam espontaneamente ideias de como as melhorias podem acontecer. As habilidades especializadas têm seu valor, mas você pode se dar bem no início de sua startup com pessoas que têm um conjunto amplo de habilidades.


É preferível, por exemplo, um designer gráfico razoável, mas com boas habilidades de comunicação ou um programador que tambḿ saiba animar. Quando a startup ficar estabelecida, a contratação de especialistas proficientes em uma única habilidade pode fazer sentido.


Apostando em membros com valores fundamentais em mente


Às vezes, existem uma dúzia de pessoas qualificadas o suficiente para uma posição na empresa. Por isso, talvez não seja o ideal restringir sua busca tendo apenas as habilidades como base.


O ideal é focar em valores fundamentais em uma visão de longo prazo. Procure decidir a identidade empresarial pela qual você está lutando. Você pode elaborar as perguntas para descobrir se os profissionais compartilham dos valores que quer.


Você também pode formar uma equipe diversa. Assim, apostando em pessoas com formações, estilos de trabalho e personalidades distintas. Isso ajuda seu projeto a ter uma visão ainda mais geral.


Quais são os traços da liderança e desenvolvimento de equipes bem-sucedida em uma startup?


Liderança e desenvolvimento de equipe envolve a criação de uma visão compartilhada e de um futuro promissor. É preciso preparar a empresa para os desafios que vão vir. Assim, a startup constrói a capacidade inerente de continuamente inovar o modelo de negócios.


Visão


A visão é um dos traços mais importantes da liderança. No meio da incerteza, a visão funciona como a estrela-guia de uma empresa, concentrando os membros da equipe em um objetivo comum.


Uma visão forte que ressoa com os profissionais funciona como o ponto de partida para enfrentar os desafios. É o ponto focal da empresa para resolver problemas complexos propondo novas formas de fazer as coisas.


Assim, um líder com visão clara mantém a perseverança ao enfrentar resistência e mantém sua startup ligada ao propósito. Por isso, a visão funciona como um ponto de partida para conceituar ideias. É o que fornece uma direção contínua e um alvo para a equipe trabalhar.


Tenacidade


A tenacidade é a característica dos objetos que suportam pressão sem se partir. Uma pessoa tenaz conta com uma mistura feroz de determinação, coragem e persistência. Um alto nível de tenacidade é importante para lidar com os desafios diários das startups.


Crises como a pandemia de Covid-19 e os problemas econômicos que surgiram dela testaram a tenacidade dos líderes. Isso, em combinação com adaptabilidade, visão, paciência e pura garra, pesou para os que mantiveram suas empresas em pé.


A paciência ajuda os líderes a se manterem na rota a longo prazo. Às vezes, é importante tirar o zoom dos problemas imediatos e assimilar o quadro geral. Assim, você vê para onde a empresa está indo e de onde ela partiu.


Autenticidade


A autenticidade se revela na ideia de ser verdadeiro com sua personalidade, valores e espírito, mesmo diante da pressão para agir de outra forma. A confiança diante do que acredita ser o certo tem um papel importante para lidar com os altos e baixos. O traço conta para inspirar as pessoas.


Líderes autênticos são íntegros e fiéis aos próprios valores. Isso sustenta a maior parte das características da liderança, com o destaque para a visão. Mas a confiança também é fruto da autenticidade, o que costuma envolver o hábito de se perguntar qual é o caminho mais verdadeiro e aberto.


As startups funcionam a partir da intersecção do empreendedorismo com a demanda pela liderança e desenvolvimento de equipes. O desafio surge porque as empresas incorporam um aspecto pouco explorado e matizado do desempenho organizacional.


Uma startup habitualmente corresponde a uma força de trabalho jovem e fervorosa. As características da liderança são mais precisas diante de recursos financeiros e humanos modestos, hierarquias planas, profissionais menos experientes e ambientes de pressão.


Assim, surge a demanda por adaptar a metodologia de liderança e otimizar o desempenho da empresa. Só que o líder vai precisar aliar sua gestão com um bom planejamento estratégico. Para aprender a fazer isso, confira o texto em que revelamos como fazer e os benefícios do planejamento estratégico para startup.

77 visualizações
bottom of page